teoria geral adiministração
Nota de Aula n° 3
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Enquanto a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa executada pelo operário, a Teoria Clássica evoluiu para a ênfase na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente.
Pela Administração Científica, a eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e pela somatória das eficiências individuais. Ou seja, uma micro abordagem partindo da eficiência do operário na realização de sua tarefa para atingir a eficiência da organização.
Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas.
Seu fundador e principal expoente foi Henry Fayol, engenheiro de minas e funcionário de uma empresa de mineração e metalurgia, que expôs sua obra no livro Administration Industrielle et Générale, publicado em 1916.
As Funções Básicas da Empresa
Segundo Fayol, toda empresa tem seis funções básicas:
1. Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2. Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções Financeiras: relacionadas com a procura e a gerência de capitais.
4. Funções de Segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
5. Funções Contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções Administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. Elas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, sempre acima delas.
O Conceito de Administração
Para Fayol administrar é: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Portanto, as funções administrativas envolvem esses cinco elementos da Administração. São esses elementos que constituem o chamado processo administrativo e estão presentes no trabalho do administrador em qualquer