TEORIA ESTRUTURALISTA
A Teoria Estruturalista surgiu como desdobramento da Teoria da Burocracia. Influenciada pelas Ciências Sociais, que procura explorar as estruturas de uma sociedade ou cultura. Verificando os aspectos externos e internos das múltiplas relações estabelecidas. Diferente da teoria da burocracia, a teoria estruturalista leva em consideração as organizações formais e informais, identifica o homem organizacional que, movido por recompensas materiais e social, seja capaz de desenvolver diferentes papeis sociais em seu trabalho e em outras organizações. A teoria estruturalista acredita que nenhuma organização é autônoma, ou seja, toda organização depende de outras ou da sociedade.
Alguns estudiosos desenvolveram tipologias alternativas para os ”tipos ideais” de organizações.
Em “Organizações complexas-1961” de Amitai Etzioni , defende que uma organização consiste em uma unidade social grande e complexa, com objetivos específicos. Para ele existe três tipos de organizações que correspondem cada uma a um tipo de poder exercido e a um tipo de obediência.
TIPO DE PODER
TIPO DE CONTRATO PSICOLÓGICO
TIPO DE ORGANIZAÇÃO
FORMA DE CONTROLE
EXEMPLOS
COERCIVO
Obediência mecânica
Objetivo é controlar o comportamento
Violência
Campos de concentração
MANIPULATIVO
Obediência interesseira
Objetivo é obter resultados por barganha com funcionários
Recompensa
Organizações de negócios
NORMATIVA
Disciplina Interior
Objetivo de realizar tarefa
Comprometimento
Religiosos, políticos
A remuneração é o principal meio de controle dos funcionários, porem, outros fatores como, cargo, prestigio, estima, promoções, benefícios, incentivos alem de relações sociais no trabalho.
“Organizações Formais - 1962” de Peter Blau e Richard Scott, diz que a organização é estabelecida para atingir finalidades especificas agrupadas em categorias de acordo com o beneficiário principal da organização.
BENEFICIÁRIO
EXEMPLO
Próprios membros da organização
Clubes, cooperativas,