TEORIA ESTRUTURALISTA
Bacharelado em Administração do EAD
RESUMO
Este trabalho vai apresentar uma das mais importantes teorias da administração contemporânea, veremos em uma pesquisa bibliográfica que a Teoria Estruturalista, surgida por volta da década de 1950 como um desdobramento do declínio da Teoria Clássica e de Relações Humanas, busca uma abordagem múltipla e globalizante e inaugura os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo em contrapartida à teoria administrativa, que até então confinava-se aos estudos dos aspectos internos da organização com uma concepção de sistema fechado.
Palavras – chave: Administração, Organizações.
1 INTRODUÇÃO
Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas entrou em declínio. Essa primeira tentativa sistemática de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa gerou uma profunda reviravolta na Administração. Muito embora tenha combatido a Teoria Clássica, não conseguiu proporcionar bases adequadas à uma nova teoria que pudesse substituí-la. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão bastante crítica da organização formal.
2 CONCEITOS DE TEORIA ESTRUTURALISTA
Para Chiavenato, 2011, p.292 “O estruturalismo muda o foco de atenção voltado para o indivíduo (Teoria Clássica) e para o grupo (Teoria das relações humanas) para a estrutura da organização como um todo”.
Conforme Rebouças, 2006, p. 71 “A adequada estruturação organizacional elimina duplicidade de esforços, funções desnecessárias e atritos, possibilita melhor coordenação entre