Teoria Estruturalista Com Ênfase na Estrutura
TEORIA ESTRUTURALISTA – NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
DÉBORA SCOTT
FILIPI SCHMITZ
LARISSA LUIZA MACEDO
LAGES
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST
TEORIA ESTRUTURALISTA – NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
Artigo solicitado pela professora Cintia Cristina Costa como pré-requisito para aprovação na disciplina de Noções de Administração, do curso de Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário Unifacvest.
LAGES
2015
TEORIA ESTRUTURALISTA – NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
Débora Scott
Filipi Schimtz Larissa Luiza Macedo1
Cintia Cristina Costa2
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a Teoria Estruturalista, dando ênfase na estrutura e enfoque principal na organização formal e informal, análise intra-organizacional e interorganizacional. Nota-se que a Teoria Estruturalista foi desenvolvida objetivando ser um "resumo" da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), inspirando-se na abordagem de Max Weber e, até certo ponto, nos trabalhos de Karl Marx. O principal objetivo da Teoria Estruturalista é o estudo das organizações, principalmente na estrutura interna e na interação com outras organizações, que se tratam de elementos sociais e são projetados para cumprir e atingir objetivos específicos, estabelecendo relações estáveis para a viabilização do conjunto de metas propostas.
Palavras-Chave: Teoria Estruturalista. Organização Formal. Organização Informal. Teoria Clássica. Teoria Relações Humanas.
1 INTRODUÇÃO
A Teoria Estruturalista surgiu fundamentada na separação da Teoria da Burocracia e correspondente a reviravolta na Administração, causada pelos princípios sociais e filósofos da Teoria das Relações Humanas. A contestação ocorrida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais abrangente e flexível que agregasse os enfoques que eram considerados por uma e omitidos pela outra