Teoria econômica
Introdução
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Tem por objetivo formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, atendendo às necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um.
Dentre vários elementos que compõem a economia temos os indicadores econômicos, ferramentas que traçam o cenário da economia e permitem fazer a análise para tomada de decisões. Um dos principais são a inflação, o PIB, taxa de desemprego, carga tributária, taxa de juros, etc.
No Brasil, na intenção de ajustar a inflação, ao longo dos anos 80 e 90 foram implantados diversos planos econômicos. O único que conseguiu o triunfo foi o Plano Real implantado pelo presidente da época Fernando Henrique Cardoso.
O período atual é caracterizado por diversas transformações, tanto na economia mundial quanto nas economias nacionais. Essas mudanças são o resultado do processo de globalização que teve ínicio no século passado e que leva as economias nacionais a promoverem readaptações em suas estruturas.
A economia brasileira tem sua história marcada por diversos acontecimentos, desde a época do “descobrimento”, até os dias atuais, vários foram os cenários econômicos que marcaram a economia do país.
Economia Brasileira antes dos anos 80
Do período da colonização portuguesa do Brasil (1500-1822) até o final dos anos 1930, a economia brasileira baseava-se na produção de produtos primários para exportação. O Brasil era uma colônia submetida a Portugal e possuía assim uma política imperial mercantil, que tinha três principais ciclos de produção econômica - o açúcar, o ouro e, a partir do início do século XIX, o café. Desde então, o Brasil viveu um período de crescimento econômico forte.
Com as exportações do café, a Economia, passou por uma euforia. Neste mesmo período, e até l930, na Amazônia, surgiam os seringais, promovendo o ciclo da borracha, produzindo um bom volume de