teoria economica
CURSO: DIREITO NOTURNO
DISCIPLINA: TEORIA ECONÔMICA
PROFESSOR: DILSON M. BARRETO
MEDIDA DE EFICIÊNCIA (3ª PARTE)
ATIVIDADE EM GRUPO
Componentes do Grupo:
1- Alliny Santos de Oliveira
2- Camila de Jesus Dantas Fonseca
3- Maria Aparecida de Lima Freitas Com base no Texto “ REGULAMENTAÇÃO DOS MERCADOS”, dos Professores da USP e de posse do aluno (xérox), formem grupo de três (3) alunos e respondam ás questões seguintes, levando em consideração o entendimento do grupo (esta MEDIDA DE EFICIÊNCIA vale 1 ponto):
1ª) Explique o que é regulamentação e qual o seu objetivo. A regulamentação pode interferir no processo de alocação dos recursos da sociedade, de que forma?
2ª) Relacione a assimetria de informação como falha de mercado e a inversão do ônus da prova no Sistema de Defesa do Consumidor. Do ponto de vista de incentivo econômico, qual o efeito dessa inversão sobre o comportamento dos consumidores?
RESPOSTAS:
1ª) É o conjunto de regras particulares ou de ações específicas implementadas por agências administrativas para interferir diretamente no mecanismo de alocação de mercado, ou de, indiretamente, alterando as decisões de oferta e demanda de consumidores e produtos. O seu objetivo é discutir o conjunto de regras e ações, de agora em diante, instrumentos disponíveis para contornar as falhas de mercado e garantir a melhor da eficiência alocativa numa economia calcada na livre iniciativa. Sim, na eficiência de alocativa de outros mercados; portanto requer recursos que não podem ser ignorados quando se comparam os ganhos de eficiência na introdução da regulamentação com as ineficiências de um mercado não regulamentado mais que apresenta algumas falhas.
2ª) Falham quando, dado um sistema de atribuição de direitos, os custos e benefícios de uma transação, para cada agente envolvido, não são explicitamente definidos nos termos do contrato. Nesse caso, os contratos