Relatório Ponte de Wheatstone
Centro de Ciências e Tecnologia
Unidade Acadêmica de Física
Laboratório de Eletricidade e Magnetismo
Prof. Wilson Curi – Turma: 02
Aluna: Hidaiane Fayga Matias Caldas
Matrícula: 111150507
Introdução
A ponte de wheatstone é um método mais refinado de se determinar a resistência de um resistor. Ela consiste na utilização de um galvanômetro, dois resistores de resistência conhecida (R1 e R2) e outro de resistência variável (RV), além de uma fonte de tensão.
A figura abaixo mostra a montagem de uma ponte de Wheatstone:
Nesta montagem, para determinar a resistência desconhecida RX, devemos ajustar a resistência variável RV de modo que não haja passagem de corrente pelo galvanômetro.
Objetivo
Aprender um método preciso para medir resistências indiretamente, sem a ajuda do multímetro.
Material utilizado
Para este experimento foi utilizados os seguintes materiais: prancheta com bornes de ligação, resistores, cabos de ligação, miliamperímetro, fonte de tensão, fio de resistência com 1 metro de comprimento e multímetro digital.
Procedimentos Experimentais
Primeiramente, tendo em mãos os cinco resistores disponibilizados, montou-se o circuito da ponte de Wheatstone proposto pelo experimento.
Montou-se o circuito, com R4 conhecido, para determinar a Rx, ficou-se tocando no fio de resistência de 1 metro com um dos cabos de ligação do laboratório, observando no miliamperímetro para não danificá-lo, para a corrente não ser maior do que ele pode suportar, até encontrar um ponto no qual a corrente nele fosse nula. Daí, anota-se o valor do comprimento em que a corrente seja nula. Depois era modificado a resistência Rx e R4, para realizar a medição de mais resistências, para completar a tabela do experimento.
Resultados e discussões
Com os dados obtidos nas medições, montou-se a tabela a seguir.
Rxi (cores) (Ω)
R44 (cores) (Ω)
L1 (cm)