Teoria dos sistemas
Esta teoria surgiu na década de 60 tendo como base os principais conceitos da cibernética que envolve os estudos dos sistemas, da ciência da comunicação e do controle.
Mentor
Seu precursor foi o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, que definiu sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados e integrados visando o alcance de um objetivo determinado, e um dado resultado ou uma determinada função.
Com uma abordagem integrativa a teoria de sistemas fundamenta-se em três premissas básicos. Os sistemas existem dentro de sistemas,normalmente, são reconhecidos dois tipos:
Sistema aberto: é o que permite um intercâmbio ou interação contínua com o ambiente. Ex.: o homem, a organização, a sociedade e outros. Sistema fechado: é o que não permite um intercâmbio com o meio. Ex.: máquinas,relógios, termostato.
Características
§ Todo sistema em um ou alguns propósitos ou objetivos – Propósito ou objetivo;
§ Tem uma natureza orgânica através da qual uma ação que produza uma mudança em uma das unidades, muito provavelmente ira produzir mudanças em todas as outras unidades – globalismo ou totalidade;
§ Tendência para o desgaste, para desintegração, o afrouxamento dos padrões e o aumento da aleatoriedade – entropia – à medida que aumenta a informação diminui a entropia;
§ Há um equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema – homeostasia.
Os sistemas podem ser classificados ainda em relação a sua natureza sendo denominados de sistema abertos aqueles que trocam matéria e energia com o meio ambiente e os fechados àqueles que não fazem trocas com o meio.
Pontos Positivos:
1. Em relação à ênfase: no ambiente
2. Quanto à abordagem da organização: compreende a organização como um sistema aberto.
3. Concepção de homem: a concepção é de Homem Funcional