Teoria dos sistemas
Podemos através do estudo de sua Teoria fazer uma análise de retrospectiva com as abordagens anteriores a dele, como a de Taylor que se preocupava somente com o interno da organização, era focado na produção, e via o homem como um ser econômico. Fayol via a administração como a integralização de várias tarefas, pensava mais como gestor, vendo a organização de cima para baixo. Mayo defendia a organização como um sistema social, que é composto por pessoas que querem se relacionar. Weber tinha ênfase na estrutura, buscando garantir a eficiência, dizia que era necessário a ordem para chegar a um resultado.
Podemos afirmar que estas abordagens tem suas afinidades com a Teoria Geral dos Sistemas, no entanto, esta se preocupa com o todo, Ludwig, biólogo e filósofo, que aplicou seu estudo na administração e teve grande importância. Ao mostrar que o corpo humano é feito de partes e que essas necessitam uma das outras para que o todo funcione, foi que conseguiu aliar essa ideia na administração, vendo que as partes de uma organização são interdependentes e buscam o mesmo objetivo, formando assim um sistema que faz parte de um ecossistema e este de outro e assim sucessivamente.
É preciso entender um sistema, suas conexões para que haja a inter-relação entre eles e se ajustem. E esse estudo deve ser realizado sempre observando o todo. O principal é entender seus fenômenos e sua essência, analisar tantos os fatos internos como externos da organização, como propõem a TGS. Algo muito importante para o funcionamento é a previsibilidade, através do estudo, consegue-se compreender melhor, conhecer e aprimorar os objetivos, e tendo uma previsibilidade