Demonstrações financeiras
Giovana Francine Osti
Jéssica Aparecida da Silva
Jéssica Camila da Silva
Patrícia Aparecida Andrade
Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Orientador (s)
Nelson Lambert de Andrade
Neide Caria Pena
Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Resumo ( Neste artigo explicaremos sobre as Demonstrações Financeiras das SAs, que são Relatórios Contábeis que mostram a verdadeira situação de uma empresa, as principais demonstrações são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionada, falaremos sobre seus respectivos conceitos, a elaboração e o modelo de suas estruturas, dando mais ênfase e destaque ao Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), não deixando de falar também do valor da ética na elaboração destas.
1.INTRODUÇÃO
AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE UMA EMPRESA SÃO ELABORADAS ATRAVÉS DE RELATÓRIOS, COM A FINALIDADE DE APRESENTAR INFORMAÇÕES AOS DIVERSOS USUÁRIOS DA MESMA. ELAS MOSTRAM AOS USUÁRIOS A SITUAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA DA EMPRESA, RELATIVAS À GESTÃO DO PATRIMÔNIO OCORRIDA DURANTE TODO O EXERCÍCIO SOCIAL.
Existem inúmeros relatórios em contabilidade, mas os que mais se destacam são aqueles que são obrigatórios por lei como:
Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração do Valor Adicionado (DVA, que é obrigatório somente para as Companhias Abertas).
No decorrer deste artigo, explicaremos os conceitos e os modelos dos relatórios citados acima.
2. REVISÃO DA LITERATURA
2.1. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
São relatórios elaborados com a base na escrituração mercantil mantida pela empresa, com a finalidade de apresentar informações aos diversos usuários, principalmente