Teoria dos sistemas
Sistema, do grego, significa combinar, ajustar, formar um conjunto. Sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Surgiu da percepção de cientistas que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis em outras ciências, sejam físicas, químicas ou sociais. Ludwig Von Bertalanffy lançou em 1937 a teoria geral dos sistemas, onde foi reconhecida amplamente apenas na década de 60. Na visão de Bertalanffy isso através de sua teoria na física, na biologia e nas ciências sociais. Através da teoria de sistemas as ciências foram vendo que, por fim, se completavam.
Bertalanffy escreve: “Existem uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais. Essa integração parece orientar-se rumo à uma teoria dos sistemas.”
Vários autores tinham referências diferenciadas desta teoria, dentre eles se destacam Taylor, Fayol, Mayo, Follet e Barnard.
PRINCIPAL PRECURSOR
Nascido em Vienna, em 19 de setembro de 1901, foi o criador da teoria geral dos sistemas. Estudou biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas de crescimento, sendo que, a maior parte do seu trabalho científico foi nos Estados Unidos. Datados pelos anos 20, surgiram os seus primeiros trabalhos, falando sobre a abordagem orgânica, como não concordava com a visão cartesiana do universo, colocou a abordagem orgânica da biologia e tentou fazer aceitar a idéia de que o organismo é um todo maior do que a soma das suas partes.
TEORIA BÁSICA DOS SISTEMAS
Na teoria dos sistemas, por ser muito amplo, não pode ter todos os seus elementos descritos significativamente.
Os sistemas existem dentro de sistemas. As moléculas existem dentro de células, as células dentro de tecidos, os tecidos dentro dos órgãos, os órgãos dentro dos organismos... Deixando claro a dependência de um com o outro.
Os sistemas são abertos. Ele é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio com o