teoria dos filisofos
Filosofia Antiga
Pré-Socráticos
- Tales de Mileto
Sua doutrina baseia-se na água como o elemento primordial de todas as coisas, e que para suportar as transformações e permanecer inalterada, a água deveria ser um elemento eterno.
Tales foi um dos filósofos que acreditava que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arqué. Para Tales, o arqué seria a água. Tales observou que o calor necessita de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos, que os alimentos contêm seiva, e concluiu que o princípio de tudo era a água.
A água é um momento no todo em geral, um elemento. Tales com essa afirmação queria descobrir um elemento físico que fosse constante em todas as coisas. Algo que fosse o princípio unificador de todos os seres.
- Anaxímenes
O ar é infinito e se identifica também com a alma, ele anima o corpo do homem e também todo o mundo. O Ar está em movimento eterno e possui vida, o mundo todo pode ser visto como um enorme animal que respira e a respiração é que lhe dá vida e como a respiração é que lhe dá a vida, ela é a sua alma. É do ar que nasce todas as coisas presentes, todas as coisas do passado e as do futuro, incluindo os deuses é no ar que começa o movimento de todas as coisas.
A sua ideia básica consistia em que o ar se torna tanto mais duro e pesado quanto maior quantidade dele se concentra num mesmo espaço. Quando o ar se dilata ou rarefaz, aquece e converte-se em fogo. Quando o ar se contrai ou condensa, converte-se em vento, em nuvem, em chuva, em água, em céu, em terra e finalmente em pedra. Todas estas coisas têm como fundamento ou substrato um mesmo elemento, o ar, e as suas diferenças qualitativas - de peso, dureza, textura, etc. – devem-se à diferente quantidade de ar por volume que encerram, à diferente densidade do ar que as constitui, e de que são feitas.
- Arquelau de Atenas
Sua teoria naturalista baseia-se no seguinte raciocínio: a água evapora-se sob a