Teoria dos erros fisica experimental
FISICA ESPERIMENTAL APLICADA I – 2013/10
Prof°. Msc
UFPA
FISICA EXPERIMENTAL APLICADA I
Prof°. Msc.
Teoria dos erros
Equipe
Belém
Outubro/2013
Sumário
1. Introdução
No dia 27 de setembro de 2014 foi realizado um experimento no laboratório de física às 19h00min com o objetivo de obter as medidas de comprimentos e alturas de um cilindro oco de madeira e um maciço de aço conseguindo sendo obtidas por cada participante do grupo à desenvolver o experimento e então podermos fazer uma análise das variações das medidas que cada um obteve ao medir, pois mesmo cada um medindo o mesmo o material, há uma certa variação na medida, por pequenas mudanças na posição do equipamento que esta sendo utilizado (paquímetro ou micrômetro), uma conferência um pouco diferente da medida de cada um, o equipamento pode estar sendo mal utilizado.
Então responderemos o questionário feito em sala de aula calculando o desvio absoluto, médio, relativo e intervalo de incerteza.
Dados a serem obtidos:
a) Medir diâmetro interno e externo
b) Medir altura
c) Calcular o intervalo de incerteza
d) Calcular a área dos cilindros
e) Repita a e c para o cilindro maciço
f) Calcule o volume do cilindro maciço e do cilindro oco
g) Obter 4 medidas com micrômetro da esfera de aço
h) Calcular o intervalo de incerteza
i) Volume da esfera
j) Calcule a massa da esfera
k) Densidade da esfera
2. Materiais utilizados a) Paquímetro
b) Micrômetro
c) Cilindro oco
d) Cilindro maciço
e) Esfera de aço
f) Balança
3. Metodologia
O ensaio foi feito a partir de medições feitas da altura, largura interna e externa do cilindro oco. Medições do diâmetro e altura do cilindro maciço e diâmetro da esfera de aço possibilitando a obtenção dos dados que serão mostrados a seguir através de tabelas, mostrando também mostrando também o intervalo de incerteza dos dados, pois “dados