Teoria Donnie Darko
Linhas Temporais: 1a - A linha original, sem alterações por viagens temporais [Universo Original] * A turbina do avião não vem do futuro, fazendo com sua casa não tenha sido destruida. Frank não teria morrido logo não mexeria com a cabeça de Donnie fazendo com que não alagasse a escola e nem incendiado a casa do Jim Cunningham. Sem o alagamento não haveria a reunião de pais e professores onde a professora de inglês é acusada por passar um livro onde alguns adolecentes incendeiam uma casa e alagam outra. Sem a acusação a professora continua empregada e não escreve cellar door no quadro, com isso e com o fato de que o Frank (na forma coelho) não existe, Donnie não incendeia a casa de Jim, que não é levado a tribunal, fazendo com que a técnica do time de dança não tenha que ir ao tribunal e possa ir na viagem no lugar da mãe de Donnie.
*** Donnie não matou Frank (Logo não existe o "fantasma"). Donnie não ouve vozes. Turbina do avião não volta ao passado.
2a - A linha na qual se passa o filme... [Universo Tangente] OBS.: Donnie percebe que Frank, apesar de ter salvo sua vida, está na verdade prejudicando-o. (Assim que Donnie percebe que quem matou Frank foi ele mesmo) *No final dessa linha, Donnie "aproveita-se" do portal temporal para enviar uma espécie de "Mensagem" para si mesmo no passado, para que ele fique na cama e seja atingido pela turbina do avião, causando a linha 3.
*** Frank "manda" Donnie fazer várias coisas, o que acaba com Donnie matando Frank. Donnie manda sua conciencia atual para o passado, criando a terceira linha temporal.
3a - A linha na qual Donnie permanece no quarto (devido aos pensamentos enviados na linha 2)
*** Donnie permanece na cama e morre. Logo não mata Frank, fazendo com que não exista o coelho fantasma. Os