Teoria do urbanismo. RESENHA OS MISERAVEIS
O filme conta a história de Van Valjean, que foi preso injustamente por ter roubado um pão para alimentar sua família. Pode-se perceber logo neste inicio, como um ato incorreto, mas de desespero para sobrevivência, causou uma grande repercussão na sociedade. Após ser libertado, ficou na condicional, mas sua visão de mundo era completamente de uma pessoa revoltada. Jean criou um sentimento de ódio, angústia e rancor, e queria se vingar daquela sociedade preconceituosa e injusta que o desprezava. Fica claro como aristocracia tratava com esquecimento e fazia pouco caso das péssimas condições de vida do “resto” da população.
O sentimento de compaixão e amor fica explícito no momento em que um Bispo oferece abrigo e alimento a Jean e isso fez com que sua fé e esperança se revitalizassem nele. Após se tornar prefeito da cidade, com outra identidade, o local se torna muito mais igualitário e justo. Sempre procurou ajudar o próximo, com humildade e esforço. O esforço em cuidar de uma criança que nem fazia parte da sua família, mostra como o sentimento de compaixão se sobressai no filme. Pode-se perceber claramente no filme, como a exploração infantil era tratada como algo natural e como a burguesia governava o país de forma injusta, com arrogância e prepotência.
Esse filme se passa em uma época em que a sociedade ainda não tinha se organizado de uma forma plausível. As cidades eram imundas, não havia saneamento, as ruas e casas eram escuras e o povo e o poder viviam em conflito. Leis altamente autoritárias eram impostas e uma dessas leis foi o que conduziu o enredo do filme.
O simples fato de um homem faminto ter roubado um pedaço de pão para alimentar a sua família causou uma repercussão enorme e uma reação equivocada das autoridades. O mais coerente nessa situação seria uma punição menos severa e não uma prisão em um local terrível.Apesar do filme se passar em um período distante, na época da Revolução Francesa, ainda pode encontrar nos dias de