Teoria do sistema
Comportamento probabilístico e Não-Deterministico Como todos os sistemas sociais, as organizações são sistemas abertos afetados por mudanças em seus ambientes,denominadas variáveis externas. O ambiente inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis. Por essa razão, as conseqüências dos sistemas sociais são probabilísticas e não-determinísticas e seu comportamento não é totalmente previsível. As organizações são complexas e respondem a muitas variáveis ambientais que não são totalmente compreensíveis.
As organizações como partes de uma sociedade maior e constituídas de partes
Menores
As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Os sistemas são(complexos de elementos colocados em interação ) Essa focalização incide mais sobre as relações entre os elementos interagentes cuja interação produz uma totalidade que não pode ser compreendida pela simples análise das várias partes tomadas isoladamente.
Interdependência das partes
A organização é um sistema social cujas partes são independentes mas inter-relacionadas. "O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de interdependência de suas partes, de modo que a mudança em uma das partes provoca impacto sobre as outras.
Homeostase ou estado firme
A organização alcança um estado firme - ou seja, um estado de equilíbrio - quando satisfaz dois requisitos: a unidirecionalidade e o progresso. Fronteiras ou limites
Fronteira é a linha que demarca e define o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema. Nem sempre a fronteira existe fisicamente. Os sistemas sociais têm fronteiras que se superpõem. As organizações têm fronteiras que as diferenciam dos ambientes. As fronteiras variam quanto ao grau de permeabilidade: são linhas de demarcação que podem deixar passar maior ou menor intercâmbio com o ambiente.
Morfogênese
Diferentemente dos sistemas mecânicos e