Teoria do Projeto Mecânico
Projeto Mecânico é uma área da Engenharia que é de fundamental importância no desenvolvimento de máquinas e equipamentos de uma forma geral. Por ser um assunto complexo e muito abrangente, dividiremos o estudo deste assunto em tópicos sequenciais que facilitarão o nosso estudo e entendimento de procedimentos.
Iniciaremos estudando sobre o projeto de uma forma geral e em seguida focaremos no Projeto Mecânico. O projeto mecânico depende de muitas fases interativas. Possuímos diversos recursos para ajudar o projetista em seu trabalho, temos a internet, livros, ferramentas computacionais, algoritmos entre outros. Deve sempre ser levado em conta algumas questões fundamentais no projeto como a Economia, segurança e confiabilidade do produto.
Em determinados momentos do projeto nos deparamos com situações que precisarão de tomadas de decisão e iremos entender como aplicar essas decisões a nossa situação prática.
1.1
Projeto
A definição de projeto consiste em elaborar um plano que atenda a uma necessidade específica quanto para solucionar um problema existente. Se o projeto envolver algo que tenha uma realidade física, então ele deve atender a algumas características: Funcionalidade, Segurança, Confiabilidade,
Competitividade, Utilidade, Manufaturabilidade, e se é
Mercável.
Funcional. O produto deve apresentar um desempenho que atenda às necessidades e expectativas do consumidor
Segurança. O produto não deve oferecer perigo ao usuário.
Perigos que não podem ser “evitados por projeto” devem se valer de anteparos protetores, se isso não for possível, o produto deve conter avisos informando seu perigo.
Confiabilidade. É a probabilidade condicional, a um determinado nível de confiança, de que o produto irá desempenhar sua função proposta satisfatoriamente, ou sem falhar a uma determinada idade.
Competitividade. O produto deve ser um forte concorrente no mercado
Utilidade. O produto deve ser “amigável” ao