Teoria do apego
Que tipo de pessoas voce procura para se relacionar?
O que você faz quando o vínculo que você conquistou é ameaçado?
Você é identificada por criar vínculos ou abismo entre você e as pessoas?
A PONTE
APEGO E VINCULO
* Quando começa o vínculo? * Que emoções uma criança experimenta e quando essas emoções passam a colorir sua percepção das pessoas e dos eventos? * Como as crianças aprendem a reconhecer e atribuir significado às expressões emocionais dos outros?
A teoria da cognição social busca integrar os vários aspectos do desenvolvimento sócio-cognitivo, possibilitando a análise da compreensão que crianças e adolescentes têm dos relacionamentos sociais, inclusive dos relacionamentos que implicam em conexões sócio-emocionais
A FORMAÇÃO DO SELF – a separação do “eu” do “outro”
A teoria do apego descreve como os modelos são internalizados e como os processos interpessoais afetam o desenvolvimento cognitivo e o social" .
Comportamento de apego compreende qualquer forma de comportamento que implique em alcançar ou manter uma proximidade com outro indivíduo, diferenciado e preferido, e geralmente considerado como mais forte ou mais sábio. Tal comportamento é especialmente evidente nos primeiros anos, mas acompanha o ser humano durante toda a sua vida.
O choro e o chamamento fazem parte dos comportamentos de apego, suscitando cuidados, atenção, acompanhamento e apego, ou vigorosos protestos se a criança for deixada sozinha ou na companhia de estranhos. Na medida em que a criança cresce, diminuem gradativamente a intensidade e a freqüência desses comportamentos, os quais, no entanto, persistem como parte integrante do equipamento comportamental humano, e suscetível de ser ativado quando a pessoa estiver assustada, doente ou consternada, por exemplo.
A idade, o sexo e as circunstâncias, por um lado, e as experiências com as figuras de ligação nos primeiros anos de vida, por outro, determinam os padrões