Teoria de sistemas
ORIGENS DA TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria dos Sistemas foi proposta por Bertalanffy, no final da década de 1930, partindo da concepção de que a realidade é feita de sistemas, de elementos interdependentes que precisam ser analisados nas suas inter-relações, com uma visão interdisciplinar e holística (MAXIMIANO, 2000). Bertalanffy (1975) entende que o pensamento sistêmico exerce papel dominante em diversos campos.
A teoria dos sistemas é baseada em uma abordagem cientifica, voltada para os detalhes da organização, a teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações, traz uma visão holística de todo o processo. A TS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
Há dois conceitos que retratam o sistema:
Propósito ou objetivo: Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre a um objetivo ou finalidade a alcançar.
Globalismo ou totalidade: Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, deverá produzir mudanças em todas as outras unidades
Tipos de Sistemas
Inicialmente, os sistemas podem ser classificados quanto ao gênero, sistemas naturais (relativos à natureza) e os sistemas sintéticos (relativos o homem).
1 - Quanto a sua constituição podem ser:
Sistemas Físicos ou concretos: Quando composto de equipamentos, maquinários, podendo ser descritos em termos quantitativos de desempenho.
Sistemas Abstratos ou Conceituais: Quando compostos por conceitos, planos, hipóteses, idéias, etc.
2 - Quanto a sua natureza podem ser:
Sistemas fechados (estáveis ou mecânicos): São os sistemas que não