Teoria de sistemas
Os desenvolvimentos mais recentes em teoria da comunicação remetem para a teoria de sistemas e para a cibernética.
A teoria geral de sistemas foi desenvolvida a partir dos anos 40 pelo biólogo L. Von Bertalanffy , ao procurar um modelo científico explicativo do comportamento de um organismo vivo. Um sistema define-se como um todo organizado formado por elementos interdependentes, que está rodeado por um meio exterior (environment); se o sistema interage com o meio exterior é designado por sistema aberto; as relações do sistema com o meio exterior processam-se através de trocas de energia e/ou informação e designam-se por input ou output; os canais que veiculam o input/output de informação ou energia designam-se por canais de comunicação; observe-se a figura representativa de um sistema aberto em interação com o meio:
Uma máquina, uma bactéria, um ser humano, as comunidades humanas são exemplos de sistemas abertos, que se caracterizam na sua generalidade pelo seguinte:
1) O todo é superior à soma das suas partes e tem características próprias.
2) As partes integrantes dum sistema são interdependentes.
3) Sistemas e subsistemas relacionam-se e estão integrados numa cadeia hierárquica (nesta perspectiva pode encarar-se o universo como uma vasta cadeia de sistemas).
4) Os sistemas exercem auto regulação e controlo, visando a manutenção do seu equilíbrio.
5) Os sistemas influenciam o meio exterior e vice-versa (através do input/output de energia e informação).
6) A auto regulação dos sistemas implica a capacidade de mudar, como forma de adaptação a alterações do meio exterior.
7) Os sistemas têm a capacidade de alcançar os seus objetivos através de vários modos diferentes.
A cibernética (ou teoria do controle) foi desenvolvida pelo matemático N. Wiener , tendo por objeto o estudo da auto regulação dos sistemas. De acordo com Wiener, os dispositivos automáticos e as criaturas vivas apresentam fortes semelhanças na sua estrutura e