Teoria de sistemas
A partir da verificação de que não existe um único e melhor jeito de organizar, através de estudos que tinham o intuito de descobrir qual a melhor maneira de administrar. Deste estudo surgiu o conceito de que a administração, como qualquer outra ciência, não consegue se desvendar por si só.
Nesse sentido, a presente pesquisa, trás uma proposta de estudo sobre a cibernética e administração, a teoria matemática da administração, a teoria de sistema a teoria da contingência na empresa. Para tanto, a base metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
De inicio, o estudo apresenta as conceituações que interessam a administração, e posteriormente verifica as conseqüências desta na administração.
Espero que, a partir destas informações contidas neste trabalho, eu possa contribuir modestamente que seja, para o alargamento do conhecimento cientifico nesta área.
2. CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO
2.1. Origens da cibernética
A cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar destinada a estabelecer relações entre várias ciências e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas demais ciências.
As origens da cibernética estão ligadas aos seguintes fatos:
O movimento iniciado por Wiener, em companhia de professores, médicos, físicos e pesquisadores, para desvendar as "áreas brancas na ciência". Assim, a cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar, uma ciência de conexão. A idéia era juntar e não separar.
Com inovações na engenharia, na física, na medicina, etc., exigiram-se maior conexão entre esses novos domínios e o intercâmbio de descobertas nas áreas brancas entre as ciências. A cibernética surgiu como um novo campo de comunicação e controle.
Com os estudos sobre informação e comunicação. Depois da 1ª Guerra Mundial, percebeu-se a falta de comunicação ente as partes conflitantes, o que poderia ter evitado a terrível catástrofe. Com isso, a informação passou a absorver a atenção do mundo