Teoria de Marta Rogers
Os modelos teóricos que influenciaram Marta Rogers foram a Teoria de sistemas e a teoria física: Eletrodinâmica.
O Papel da Enfermagem é definida como humanitária ciência e arte. Atividades destinadas a manutenção e promoção da saúde, prevenção das doenças e reabilitação dos doentes deficientes. Isto irá falar sobre a totalidade do homem, meio ambiente e de grupo.
O objetivo do modelo é procurar e promover uma interação harmoniosa entre o homem e o seu ambiente. Assim, os enfermeiros deveriam seguir este modelo de reforçar a sensibilização e da integridade dos seres humanos, e direcionar ou redirecionar o padrão de interação entre o homem e seu ambiente para o máximo de saúde potencial. Considera o homem como um todo unificado que tem a sua própria integridade e que manifesta características que são mais do que a soma das suas partes e várias delas para ser integrado em um meio ambiente unitário e unidirecional, Rogers diz que em respeito à saúde, os valores são definidos pela cultura, e por um estado de “harmonia” ou bem-estar.
É baseada na sua concepção de homem. O seu modelo teórico foi baseado em um conjunto de pressupostos que descrevem os processos vitais do homem, que se caracteriza por:
1. Ser Unitário;
2. Ser aberto;
3. Ser unidirecional;
4. Seus padrões e organização;
5. Sentimentos;
6. Pensar.
Para Rogers, o homem é um todo unificado em constante contato com um ambiente de matéria e energia, que é diferente de outros seres vivos por sua capacidade de mudar este ambiente e fazer opção que lhes permitam desenvolver seu potencial.
Segundo Rogers, a enfermagem é o estudo de campos humano e Ambiental, sendo dirigido à descrição dos processos de vida da humanidade, à explicação, à previsão da natureza e da direção de seu desenvolvimento. Arte e ciência humanística e humanitária dirigida para a descrição e explicação do ser humano em sua totalidade sinergética, e para o desenvolvimento de generalizações.
Considera