Teoria de contabilidade
Curso - Ciências Contábeis
Teoria da contabilidade
Janaina Quirina de Sousa
Rorainópolis-RR
2012
Axioma verdade contábil que dispensa demonstração.
Axiomas são verdades inquestionáveis universalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na construção de uma teoria ou como base para uma argumentação. A palavra axioma deriva da grega axios, cujo significado é digno ou válido. Em muitos contextos, axioma é sinônimo de postulado, lei ou princípio. Um sistema axiomático é o conjunto dos axiomas que definem uma determinada teoria e que constituem as verdades mais simples a partir das quais se demonstram os novos resultados dessa teoria. Os sistemas axiomáticos têm papel de destaque nas ciências exatas, nomeadamente na Matemática e na Física, sendo os resultados demonstrados nas múltiplas teorias dessas ciências usualmente designados por teoremas ou leis. Entre as diversas axiomáticas da Matemática e da Física ganharam notoriedade os Princípios de Euclides na Geometria Clássica, os Axiomas de Peano na Aritmética, as Leis de Newton na Mecânica Clássica e os Postulados de Einstein na Teoria da Relatividade.
Postulados ambientais de contabilidade.
Postulados Ambientais onde se forma condições sociais, econômicas e institucionais onde a contabilidade atua para inserir no mais amplo mundo da Sociologia Comercial e do Direito, como da Economia e outras ciência, predispõe a assumir qualquer postura, embora o condicionamento não seja tão restrito quanto se possa imaginar.
Princípios contábeis propriamente ditos.
Representam a resposta da disciplina contábil aos Postulados, uma verdadeira postura filosófica e também prática diante do que antes apenas contemplávamos e admitíamos. Os Princípios constituem, de fato, o núcleo central da estrutura contábil. Delimitam como a profissão irá, em largos traços, posicionar-se diante da realidade, social, econômica e institucional admitida pelos Postulados.
Restrições