Teoria de abraham maslow
Abraham Maslow foi o criador da hierarquia de necessidades, conhecida como a “Pirâmide de Maslow”. Nasceu no Brooklin, Nova York - norte-americano, em 1° de abril de 1908, Psicólogo. Seus pais eram semianalfabetos, e como toda a família sonhava em ter um filho advogado, ingressou na faculdade de Direito de Nova York.
Ele ficou muito insatisfeito, e acabou largando o curso e transferiu seus estudos para a Universidade de Cornell onde veio a se casar contragosto com sua prima, logo se mudou para Wisconsin, onde conheceu o estudioso Harry Harlow, responsável pelos estudos a respeito do comportamento de filhotes de macacos.
Esse contato despertou o interesse de Maslow pela psicologia. Tornando-se nessa área acadêmica, Barachel em 1930, Mestre em 1931 e Doutor pela Universidade de Wisconsin em 1934.
Quando acabou de se formar no ano seguinte, retornou a Nova York, e começou a trabalhar na Universidade de Columbia e a lecionar na Universidade do Brooklin, onde conheceu importantes grupos de Psicólogos. Passou a se dedicar mais aos estudos da motivação humana e das hierarquias da necessidade do indivíduo.
Na psicologia onde ele sempre defendeu a ideia de que as necessidades fisiológicas devem ser saciadas para que posteriormente sejam saciadas as necessidades de segurança, e na ordem as sociais, de autoestima e a auto-realização, etapa final da felicidade do ser humano.
Maslow sempre foi um pensador supreendentemente original, pois a maioria dos psicólogos antes dele estava mais preocupado com a doença e com a anormalidade. Maslow queria saber o que constituía a saúde mental positiva sempre gostou de fazer frases e essa foi uma delas “Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.”
Já nos anos 60, teve contato com obras de Peter Drucker e McGregor, onde veio a influenciar o envolvimento de Maslow com a Gestão de Negócios. Buscou, a partir de então, a relacionar as