Teoria Darwin E Taine
As filosofias de Taine e Darwin foram as que realmente chamaram atenção por sua forma e pensar e posicionar-se. De um lado a teoria determinista (Taine), do outro a evolucionista (Darwin).
A teoria determinista de Taine afirma que todo agir humano é determinado por variáveis biológicas. Ou seja, que todas as suas vontades e ações não são livres do sujeito, e sim resultado de mecanismos biológicos. O mais evidente do determinismo biológico é o determinismo genético, o qual afirma que uma pessoa é completamente determinada pelos seus gens: se você gosta de sorvete de morango ou chocolate e um cientista decifrasse todos os seus gens, ele poderia, sem te conhecer, dizer se você prefere morango ou chocolate.
Por conta dessa maneira de afirmar, vários pensadores começaram a estudar essa teoria e alguns discordam dessa citação. É necessário perceber que determinismo são defendidos em diferentes graus. Uma coisa é afirmar que algumas caracteristicas básicas são dadas geneticamente, outra coisa é afirmar que tudo (até mesmo a decisão sobre a cor da sua camisa) é resultado de mecanismos biológicos. Contra o determinismo é defendida a tese do libertacionismo: O ser humano é livre para determinar suas ações. É a opinião do senso comum.
A teoria do evolucionismo é a evolução da adaptação dos seres vivos as alterações ocorridas no meio ambiente. Dizia-se que as espécies eram criadas pelo Ser Divino assim como são sob forma imutável não podendo evoluir. Darwin quem provocou inúmeras discussões e indecisões a cerca do fixismo, fazendo com que admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos por causa das alterações do meio ambiente que acontecem constantemente. Os fosséis a partir desse período tornaram-se mais importantes para o estudo evolucionista, já que podem comprovar a evolução de inúmeras espécies de seres vivos apresentando organismos simples de um determinado período que aparece em outro com características mais complexas, mostrando as alterações