Teoria da relatividade
A Evolução da
Ciência
Na evolução da Ciência há 6 séculos pensava-se que a terra era o centro do universo. Hoje sabemos que ela não é sequer o centro do sistema solar. A teoria da Relatividade de Albert Einstein mudou as bases da física alterando conceitos tão fundamentais como tempo e espaço.
A relatividade de Galileu
A posição e a velocidade de um corpo devem ser medidas a partir de um referencial , o referencial é um espaço graduado ,como uma régua ou uma estrada a cada quilômetro. Galileu dizia , se um corpo se move em relação a um referencial é o próprio referencial se move em relação ao solo por exemplo, a velocidade do corpo em relação solo será a soma das velocidades.
O Problema
Sabemos há muito tempo que a terra movimenta-se girando ao redor do sol.
Existem também estrelas em movimento conhecidos é de grande velocidade. Porem , ao medir a velocidade da luz vinda de diferentes direções e de astros em movimento, não encontrou-se qualquer alteração na sua velocidade.
A Relatividade
Restrita
Para resolver estes empasses, Albert
Einstein propôs a Teoria da
Relatividade Restrita, que está baseada em dois postulados:
Postulado 1
Todas as leis da Física assumem a mesma forma em todos os referenciais inerciais;
Postulado 2
Em qualquer referencial inercial , a velocidade da luz no vácuo C é sempre a mesma, seja emitia por um corpo em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.
Relatividade
Geral
Em sua teoria da relatividade geral ,
Einstein procura avaliar o que acontece em referenciais não inerciais
( Que possuem aceleração) .
•
Um referencial que sofre aceleração é equivalente a um referencial submetido a uma força atuando à distância. Por exemplo, quando um elevador sobe, o passageiro não tem como distinguir se o elevador realmente iniciou o movimento ou se alguma força começa a empurrá-lo para baixo
(exceto pelo indicador dos andares).
•
A Força