Teoria da Relatividade e considerações.
O que é a relatividade?
SE ESTIVESSE num foguete, viajando através do espaço distante, como poderia saber sua velocidade e direção?
Na terra, não haveria problema. Se um carro viaja noventa quilômetros de um lugar a outro em uma hora, viajou à velocidade de noventa quilômetros por hora. Poderíamos até medir esta distância se tivéssemos de prová-lo. Assim, há algo definido para nos guiar, o solo pelo qual viajamos. Também, a rotação das rodas do carro move um velocímetro que indica a velocidade a qualquer dado momento.
Os aviões, em adição a poderem observar a terra sobre a qual passam, podem usar indicadores de velocidade para aferir sua velocidade. Baseiam-se na pressão do ar e medem o índice de viagem pelo ar a qualquer tempo determinado. E os astronautas que viajam para a lua podem medir sua velocidade relativa à terra, sabendo a distância até a lua e quanto tempo precisam para chegar até lá. Assim, enquanto houver algum corpo familiar em vista, pode-se medir a direção e a taxa de velocidade.
No Espaço Sideral
Mas, além da vista da terra, da lua, dos planetas e do sol, então, o que fazer? Até mesmo um indicador de velocidade aérea não teria valor, porque não há ar no espaço sideral!
Assim, digamos que enquanto estivesse em seu foguete no espaço, visse um meteorito passar pela sua janela. Significaria isso que viajava mais depressa do que o leitor? Talvez concluísse precipitadamente que sim. Mas, espere! Talvez aconteça que, ao invés disso, esteja parado e ele estivesse passando? Ou era o meteorito que estava parado e o leitor realmente recuava? Ou estavam ambos recuando, mas sua taxa de recuo era mais rápida que a do meteorito? Com efeito, como realmente saberia o que é recuar ou avançar no espaço sideral?
Pode ver as complicações de tentar determinar o movimento no espaço. Tem de haver algum corpo familiar com o qual o objeto que