Teoria da Relatividade - Origem
As reflexões de Einstein, que mais tarde o levaram a criação da Teoria da Relatividade, começaram quando ele tinha 16 anos. Em uma carta enviada a um tio, juntou um pequeno trabalho sobre alguns problemas que ocupavam sua mente e que o levou à criação da Teoria da Relatividade.
O problema da Luz
O primeiro desses problemas referia-se ao comportamento da luz. De acordo com a teoria eletromagnética, a luz é constituída de campos elétricos e magnéticos que oscilam enquanto viajam. Einstein então se perguntava: O que aconteceria se eu acompanhasse um feixe de luz mantendo a mesma velocidade da luz? Ele chegou à seguinte resposta: A luz pareceria algo imóvel e sem alteração. Mas isso lhe pareceu absurdo, pois o que caracteriza a luz é exatamente a alteração continua dos campos; um pulso de luz estático não poderia existir.
O problema do Eletromagnetismo
O segundo problema que afligia Einstein era a falta de simetria observada em alguns fenômenos eletromagnéticos. Consideremos, por exemplo, o caso representado na figura 2.
Um indivíduo A está fixo no solo e observa um vagão que se move em linha reta e com velocidade constante. Dentro do vagão há um indivíduo B que segura duas esferas carregadas x e y. Suponhamos que a reta que une x e y seja perpendicular à velocidade do vagão.
Para o indivíduo B, as esferas estão em repouso; assim, entre elas existe um par de forças eletrostáticas dadas pela Lei de Coulomb. Porém, para o indivíduo A, as esferas movem-se em trajetórias paralelas com velocidade V. Assim, para o indivíduo A, além das forças dadas pela Lei de Coulomb, há um par de forças magnéticas entre as