Teoria da produção
DISCIPLINA: ECONOMIA DAS EMPRESAS
TEORIA DA PRODUÇÃO
A Teoria da Empresa ou da Firma tem seu foco principal voltado aos princípios alocativos do ponto de vista da produção. Um importante fator refere-se ao período de tempo considerado para análise, que pode ser de curto ou de longo prazo.
O curto prazo diz respeito ao período de tempo em que pelo menos um dos fatores de produção empregados na produção é fixo. Assim, se o empresário quiser aumentar o volume físico de produção, a curto prazo, só poderá fazê-lo mediante a utilização mais intensa dos fatores de produção variáveis. Ele pode, por exemplo, usar mais horas de trabalho com o mesmo conjunto de máquinas e equipamentos existentes.
O longo prazo é definido como sendo o período de tempo em que todos os fatores de produção são variáveis. No longo prazo o tamanho da empresa pode mudar. Assim, ela pode aumentar sua capacidade instalada através da aquisição de novas instalações e equipamentos. Da mesma forma, no longo prazo, a empresa pode-se retrair, ou vendendo seus equipamentos e instalações, ou simplesmente não os repondo à medida que se depreciam.
A economia da produção é uma especialização da teorização econômica geral que visa proporcionar ao empresário a base necessária para a tomada de decisões no campo da produção. Todavia, deve ser feita uma ressalva relativamente ao entendimento econômico do termo produção, que significa qualquer atividade ao longo de todo o sistema econômico que envolva a transformação, alteração ou mudança nos bens e serviços produzidos.
De maneira geral, o objetivo do estudo é destacar a eficiência no emprego de recursos de produção baseando-se em princípios de maximização de rendimentos e/ou minimização de custos. Destacar alguns aspectos importantes relativos à utilização racional dos recursos de produção, sobretudo os fatores de produção variáveis.
Conceitos básicos:
A função de produção é o primeiro conceito a ser abordado e