Teoria da produção
Campus do Cariri
DISCIPLINA: TEORIA ECONÔMICA APLICADA
TEORIA DA PRODUÇÃO
Conceitos básicos
Empresa (ou firma): Unidade que produz bens ou serviços para a sociedade com o objetivo de maximização do lucro.
Empresário: é quem decide quanto e como produzir bens ou serviços de uma empresa.
Produção: utilização dos fatores de produção das empresas na fabricação dos bens e serviços. A combinação dos fatores de produção geram os métodos de produção.
Produto: qualquer bem ou serviço resultante do processo de produção.
Tecnologia: processo de conhecimento científico aplicado na produção.
Função de produção: relação que indica a quantidade máxima de produto que se pode obter, num certo tempo, a partir de uma determinada combinação de fatores de produção e de acordo os métodos de produção mais adequados.
- Ex.: nº de sapatos a serem produzidos a partir de certa quantidade de couro, prego, fios, energia elétrica, mão-de-obra, máquinas, equipamentos num período de oito horas.
Fatores fixos e variáveis de produção
- Fator de produção fixo: é aquele cuja quantidade utilizada não varia com a produção. Ex.: Mão-de-obra permanente da firma (gerente, administrador, capataz, etc.), trator agrícola, etc.
- Fator de produção variável: é aquele cuja quantidade utilizada varia com a produção. Ex.: Mão-de-obra temporária da firma (veterinário consultor, agricultores para colheita em época de safra, etc.), combustível do trator agrícola, vitaminas para animais, etc.
- Eficiência produtiva: uso do método de produção mais eficiente tecnologicamente entre os métodos disponíveis com o objetivo de alcançar certa produção com um mínimo uso de fatores de produção.
- Eficiência econômica: método de trabalho que permite a obtenção da maior quantidade de produtos com o menor custo.
Curto prazo: período de tempo no qual pelo menos 1(um) fator não pode variar.
Longo prazo: período de tempo onde todos os fatores são variáveis.