Oi juio poiyhjmn

5375 palavras 22 páginas
2. Processos do abate de bovinos, suínos e aves.

A descrição de cada uma das etapas relacionadas abaixo, tornam-se importante para que possamos conhecer o processo técnico do abate e preparo até chegar ao consumidor final, observando que as etapas sofrem variações entre os frigoríficos. Exemplos de variações entre frigoríficos:

A quantidade de funcionários em cada linha, máquinas e equipamentos são uma estimativa, isto vai depender de alguns fatores como: - A quantidade de frangos, bovinos ou suínos abatidos ao dia; - de cada tipo de equipamento, máquinas;;;;;;;;;;;;;;; - Da velocidade da norea ou esteira; - Do porte da empresa; - Do peso do frango, boi ou porco; - Frango inteiro ou para corte; - Bovino ou suíno por carcaças ou para cortes. - E diversos outros fatores.

2.1 Processo de abate bovino até a expedição Para fornecer uma carne com boa qualidade, os frigoríficos adotam uma série de medidas que garantem o bem-estar animal, desde a criação nas fazendas até o momento da sangria. A partir do princípio que é dever moral do homem respeitar os animais, em 17 de janeiro de 2000 foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) a Inspeção Normativa nº. 3 que definem o conjunto de diretrizes técnicas e científicas capazes de garantir o bem-estar dos animais em todo o processo de abate, desde a recepção até a operação de sangria. Válido para todos os estabelecimentos industriais de abate, o conceito do abate humanitário tem como objetivo poupar os animais de quaisquer excitações, dor ou sofrimento desnecessário. As etapas do processo são:

O manejo: é o conjunto de operações de movimentação dos animais que deve ser realizado com o mínimo de excitação e desconforto. É proibido qualquer ato ou uso de instrumentos agressivos a integridade física dos animais, usados muitas vezes para os animais entrarem mais rapidamente nos caminhões.

O embarque

Relacionados