Teoria da Literatura
Este trabalho tem como objetivo discutir para que serve literatura. Utilizei como base para reflexão os textos fornecidos pelo professor e as questões trabalhadas em sala de aula.
No primeiro texto, Literatura em perigo, de Todorov, foram elaboradas questões como o ensino da literatura nas escolas e nas universidades, de que forma se originou o ensino atual, o que foi e o que é valorizado na literatura, o poder da literatura no mundo.
Após ler o texto em questão e refletir sobre ele, percebi que o questionamento do autor acerca do ensino da literatura tem enorme fundamento. Ao estudar literatura no ensino médio, me deparei com as questões expostas pelo autor, apenas não consegui expor meu sentimento. É difícil aprender a gostar de literatura se nos focarmos na estética. A todo momento fui instruída a observar a abordagem externa das obras e, muito pouco, a abordagem interna. As abordagens internas não eram consideradas tão importantes, talvez, por serem passíveis de discussões e interpretações extremamente diferentes de cada. Estudei o barroco, o modernismo, o arcadismo, mas não fui questionada sobre a verdade, a beleza passada por esses textos. O sentido da obra era passado pelo professor apaixonado pela literatura, mas não era exigido nas avaliações. A escola não cobra que o aluno saiba interpretar, mas que saiba enxergar os estilos e os momentos que os marcavam. A literatura é assim valorizada nas escolas. Leva-se mais em consideração a forma como é dita, não o que é dito.
No entanto, para o leitor não profissional, para aquele que não lê como se fosse um aluno e não precisa observar estilos e características que determinem períodos ou autores diferentes, a literatura é vista de outra forma. A literatura é vista de forma pura. O leitor se preocupa apenas em tirar o melhor proveito da obra, divertindo-se e aprendendo em cima dela, tirando lições e tornando-se uma pessoa melhor. Pode o deixar mais feliz, o colocar em uma