Teoria da inteligencias múltiplas
Resumo
Este artigo apresenta uma introdução à teoria da Inteligência Cognitiva, abordando aspectos que envolvem a inteligência humana como um todo. A Inteligência Cognitiva é originária da Ciência Cognitiva que é formada por diversas áreas, constituindo uma ciência interdisciplinar.
A Teoria das Inteligências Múltiplas estuda o desenvolvimento de diversas habilidades, o indivíduo dispõe de graus variados de cada uma das inteligências (lógico-matemático; lingüística; musical; espacial; intrapessoal; interpessoal e naturalista).
O papel da escola é desenvolver estas habilidades reconhecendo que cada indivíduo é ímpar, pois as inteligências se manifestam de diferentes maneiras, bem como em diferentes níveis.
O processo de ensino e aprendizagem é um ato comunicante, co-participado que exige do docente comprometimento existencial, do qual nasce autêntica solidariedade entre educador e educandos.
O processo de avaliação deve avaliar o indivíduo em todos os seus domínios (habilidades), avaliar todos os seus avanços, ou seja, construções que fez.
A Inteligência Emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e no meio em que estão inseridas.
Palavras-chave: Formação Humana, Educação, Inteligências Múltiplas, Psicopedagogia, Emoção.
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que o ser humano em sua natureza aprende de várias formas, sendo que a sociedade há milhares de anos vêm optando por um ou outro método de ensino no processo educacional do ser humano. Mas, todavia, é preciso saber diferenciar os métodos dentre as teorias. Há muito tempo se aplica a teoria da aprendizagem, que atua com hipóteses e modelos de como esse “ser humano” aprende, e métodos pedagógicos, que descrevem as maneiras que se deve proceder conforme a situação apresentada.
Evidenciam-se diariamente as transformações tecnológicas, humanas e sócio-culturais e de pensamento ocorridas nos últimos anos. A escola, em sua grande maioria, não tem acompanhado