Teoria da Expectação Lawler - Análise Critica
Aluno(a): Mariana Brandão
Instituição de Ensino: Unime ( Campus I )
Curso: Ciências Contábeis I Semestre
- Resenha critica sobre a Teoria da Expectação de Lawler
A teoria da expectativa é desenhada sobre a teoria do reforço, porém é mais sutil e tem uma abordagem mais contingencial da motivação. Criada por
Victor Vroom (1964) e estendida por Lawler , a teoria da expectativa tem sido considerada por muitos como a mais prática teoria sobre gestão da motivação.
A teoria da expectativa é baseada na crença de que o comportamento no trabalho é determinado pela expectativa individual das conseqüências de determinado comportamento. A escolha de comportamento do funcionário depende do que ele espera que suas ações irão produzir de resultado específico e atrativo para ele. Ou seja, o funcionário se sente motivado prevendo que ele irá receber uma recompensa satisfatória por um esforço empreendido.(“O dinheiro pode motivar o desempenho e outros comportamentos”). A teoria da expectativa enfatiza a percepção, o julgamento e a escolha individual num contexto particular e assume que as pessoas fazem escolhas racionais com relação ao que elas esperam receber.
Na versão estendida da Teoria da Expectativa Lawler, os sentimentos sobre o que constitui a justiça ou equidade do resultado da recompensa são relacionados com a recompensa atual oferecida, ou recebida, para determinar, acima de tudo, o nível de satisfação por aquilo conquistado e assim a força motivacional. O modelo Lawler , também leva em consideração a capacidade atual de desempenho das pessoas, em particular a influência da capacidade individual e dos recursos organizacionais. O desempenho também depende de outros fatores além da capacidade imaginada de desempenho e do esforço empreendido. São eles: o conhecimento e as habilidades pessoais, a complexidade da tarefa e a clareza de entendimento do funcionário com relação ao que é requerido.
Um problema