Teoria da contingencia
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
DE PRIMAVERA DO LESTE
ESTRÁTEGIA E DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
Marcos de Oliveira
Paulo Renan Pires
Prof. Roberto Lemes
Teoria da Contingência
A Teoria da Contingência originou após vários estudos feitos para verificar os modelos de estruturas organizacionais que alcançavam melhores resultados em determinados tipos de empresa. Esses estudos buscavam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam a teoria clássica, como divisão do trabalho, amplitude de controle.
A Teoria da Contingência afirma que não existe uma única maneira melhor de organizar, em vez disso, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais. Dessa forma, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: A organização é de natureza sistêmica; ela é um sistema aberto.
As atitudes administrativas de acordo com a Teoria deverão ser tomadas de acordo com o momento, já que a situação é que mostrará qual o procedimento correto a ser adotado para a evolução dos problemas. As características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquela.
Para se ter boas medidas na administração são necessário ter além de diferentes tipos de enfoques, tarefas e organizações se analisar principalmente o ambiente o qual está inserido, essas são as principais idéias ao enfoque contingencial da organização de hoje.
Esquema Abordagem Contingencial
Resultados
organizacionais
Características
situacionais
Ações
Administrativas
para obter são contingentes da
Essa pesquisa mostrou que as características de uma organização não dependem dela própria, mas das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza e as variáveis que serão