Teoria da Contabilidade
Ciências Contábeis
6º. Período – Sala 50 Bloco C
Teoria da Contabilidade
Marcos Seabra
Acadêmico: Cristiano Santos de Barros
Faça um resumo dos períodos científicos da contabilidade (Materialismo, Personalista, Controlismo, Neocontismo, Reditualismo Aziendalismo e Patrimonialismo)
PERÍODO CIENTÍFICO
O período da História do Pensamento Contábil que se inicia nos meados do Século XIX teve como marco a busca dos doutrinadores pelo verdadeiro objeto de estudo da Contabilidade. O surgimento de doutrinas contrárias ao Contismo trouxeram uma noção muito mais extensa da Ciência Contábil, passando-se a buscar a explicação dos fatos patrimoniais, transformando as contas em meros instrumentos de informação e não o objeto de estudo principal da Contabilidade.
Dentre as Escolas de Pensamento Contábil que se destacaram neste momento estão:
1. Materialismo;
2. Personalismo;
3. Controlismo;
4. Reditualismo;
5. Aziendalismo;
6. Patrimonialismo.
1. Materialismo Substancial
A primeira escola de pensadores, em matéria científica que parece ter sido influência maior na Itália, foi a denominada "Lombarda", liderada por Francesco Villa. A origem dos pensamentos e conhecimentos que orientariam as doutrinas dessa escola cientifica, seria a obra do referido contador, editada em Milão, em 1840, sob o título "La Contabilitá applicata alle amministrazione private e publiche", (A Contabilidade Aplicada a Administração Publica e Privada), premiada pelo imperador da Áustria.
Naquela época a contabilidade pública já era matéria obrigatória no curso superior de ciências jurídicas. A partir de sua obra de 1840 é que esse ilustre autor entra na área cientifica, admitindo a escrita contábil como a "parte mecânica", apenas. Ou ainda, admitiu que é a informação que está a serviço do contador e ao o contador a serviço da informação.
Entendeu que a riqueza é a "substancia", ou seja, um objeto essencial de estudo que merece ser observado em sua intimidade, sendo os