teoria da contabilidade
Denota-se que a Sociedade Anônima (S.A.) em cada momento histórico, além de representar a área comercial, foi também reflexo dos distintos interesses das frações políticas. Em primeiro plano, sob o ângulo internacional, elas foram criadas visando aperfeiçoar o método de colonização das regiões descobertas. Logo após, vieram dois movimentos que trouxeram conseqüências marcantes para a história mundial, enfim, a Revolução Francesa que tinha como temas à “liberdade, igualdade e fraternidade” e posteriormente a Revolução Industrial.
O Brasil, recentemente, vem conquistando a preferência dos investidores externos. Esta tendência é fruto de uma lei societária equilibrada, com respaldo na Constituição Federal de 1988, art. 172, que busca conceder segurança jurídica para que esse fluxo ocorra com maior freqüência.
Portanto, além de visar e ajudar os investimentos estrangeiros no país, o Estado deve tornar mais eficaz o princípio fundamental constitucional de “garantir o desenvolvimento nacional”, cooperando com os grupos financeiros nacionais, através de incentivos, privilégios e condições favoráveis para que mais sociedades por ações surjam.
Objetivos Demonstrar a eficiência da Lei das Sociedades Anônimas no Brasil, e os reflexos da política internacional no campo jurídico brasileiro;
Realizar uma análise histórico-legislativa, demonstrando os princípios que norteavam-na desde sua criação no continente europeu, até os dias de hoje;
Analisar os institutos jurídicos presentes nesta lei, traçando um