Teoria da contabilidade
Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.
Usuários preferencias ou externos são: acionistas; credores e emprestadores de recursos; Os usuários secundários são os administradores da entidade e o fisco.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade.
As informações de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliassem a situação financeira da entidade e possam interferir sobre as tendências futuras da mesma.
Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil á tomada de decisões .
A contabilidade é uma ciência social no que se referem as suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração reúne tanto o social quanto quantitativo.
Quanto as suas finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades permitir conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira e de forma indireta auxiliam os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica.
(ativo=passivo+ patrimônio