teoria da contabilidade
Ou seja, o seu objetivo é fornecer informações de natureza econômica, financeira e subsidiaria,física de produtividade social, aos usuários internos e externos de uma entidade.
A história da contabilidade
A contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização. Esta ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção a posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objetivo material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A origem da contabilidade esta ligada a necessidade de registros do comércio. Ha indícios de que as primeiras cidades comercias eram fenícios.A pratica do comércio não era exclusiva destes,sendo exercida nas principais cidades da antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de alguns relatórios realizados sobre os fatos.
O objetivo da contabilidade
O objetivo da contabilidade é o patrimônio das entidades e através da metodologia racional obtém se o que chamamos de conhecimento , considerando as generalidades ,certeza e identificação das causas , em nível qualitativo, equivalente as demais ciências sociais. Na contabilidade o objetivo é sempre o patrimônio, definido como conjunto de bens direito e de obrigações para com terceiros, pertencem a uma pessoa física ,a um conjunto de pessoas,como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza,independente de sua finalidade ,que pode,ou não,incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes , o que significa que a entidade dele