Teoria da biogenise
Em toda a geração, o homem sempre teve muita curiosidade de conhecer suas origens, suas histórias. Durante muito tempo, ele vem procurando uma explicação para a criação do mundo. Muitas cientistas passaram a estudar e formular hipóteses.
Há muito tempo, a primeira ideia proposta pela origem da vida foi a Teoria da Abiogênese. Esta teoria teve uma importante participação do filósofo grego Aristóteles, que naquela época influenciava o pensamento de várias pessoas e até mesmo de grandes cientistas. Nesta teoria, os seres vivos podiam brotar através da matéria orgânica o que também era chamada “Teoria da geração espontânea”.
Em 1668, o médico italiano Francesco Redi fez alguns experimentos que comprovaram que a teoria da geração espontânea estava errada. A partir daí, foi surgindo à hipótese de uma nova teoria. Esta nova teoria seria a chamada Teoria da Biogênese, que é a que iremos falar neste trabalho, mostrando como ela foi proposta, estudada e comprovada por alguns cientistas.
Teoria da Biogênese
Biogênese é uma hipótese biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva. O primeiro passo na refutação científica da abiogênese aristotélica foi dado pelo italiano Francesco Redi, que em 1668, provou que larvas não nasciam em carne que ficasse inacessível às moscas, protegidas por telas, de forma que elas não pudessem botar lá seus ovos.
Ele observou que esses vermes não brotavam, mas sim se originavam de ovos que eram depositados pelas moscas. Em seu experimento utilizou frascos, cadáveres de animais e pedaços de carne. Cada frasco continha carne e cadáver. Alguns frascos foram vedados com gaze e outros não. Nos frascos vedados, não houve formação de larvas, mas nos frascos em que o conteúdo ficou exposto, muitas larvas se desenvolveram, pois as moscas entravam e saíam com liberdade. Em suas "Experiências sobre a geração de insetos", Redi disse: "A evolução do indivíduo deve