Teoria da administração
A evolução do pensamento administrativo ao longo do tempo mostra que em toda historia o uso da administração foi fundamental para administrar e manter o poder sobre os povos. Todos os grandes lideres em que a historia relata foram grandes administradores usando ferramentas da administração como planejar, organizar, dirigir e controlar. A administração é, ao mesmo tempo, fator determinante do processo econômico, e modeladora das sociedades e do modo como são conduzidas as pessoas e as instituições.
A administração das civilizações antigas
Ao verificarmos toda a origem da administração moderna e suas práticas, vimos que advêm de civilizações muito antigas. Exemplo disso, Salomão governante bíblico, usou de métodos para dirigir e elaborar acordos comerciais, e também administrou programas de constituição e alguns tratados de paz no Séc.X a.C. Alem de Salomão muitos outros governantes se utilizaram de servidores para que desse suporte ao seu governo, fazendo com que se tornasse uma extensão do governo ao delegar autoridade a esses servidores.
A Suméria
Foi da civilização suméria que foram encontrados as provas documentais mais antigas do mundo sobre o uso do controle administrativo há 5.000.
Esses documentos relatavam que os sacerdotes dos templos sumérios, por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores, incluindo rebanhos, rendas e propriedades rurais. E esses sacerdotes eram convocados a prestarem conta de suas coletas, o que era chamada fiscalização administrativa. Os documentos sumérios são descrições de seus inventários, sendo assim o primeiro uso da escrita feita para fins de controle administrativo e não para fins litúrgicos.
O Egito
Ao analisar as pirâmides de Quéops notamos a bela construção e a curiosidade de como ela foi feita. Durante vinte anos foram envolvidos no trabalho mais de cem mil homens, tendo utilizado mais de 2.300.000 blocos cada um com peso