Teoria da Administração
A frase de Amitai Etzioni, “Nascemos, vivemos e morremos em organizações” – tornou-se clássica entre os estudiosos da Administração; ela nos lembra que o mundo atual, por nós criado, é inteiramente organizacional, povoado por micro, pequenas, médias e grandes organizações. Podemos definir a organização, independentemente de seu tamanho, como uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos com determinada tecnologia.
Por meio das organizações, podemos também satisfazer a nossa necessidade de realização profissional. Pense bem: nesse sentido, você pode buscar um trabalho forma, com carteira assinada, ou por que não a abertura de um negócio próprio, tornando-se assim o dono de uma organização.
Em sua visão geral tem um proposito de manter a relação em satisfazer as necessidades dos indivíduos e da sociedade. Para atingir esse proposito as organizações agrupam diferentes recursos afim de utiliza-los de forma sinérgica. Para que ocorra a sinergia e imprescindível que os recurso de uma mesma estrutura sejam bem administrados.
“Gerir significa organizar e modelar, por meio instrumentos e técnicas adequadas, os recursos financeiros e materiais da organização e até mesmo as pessoas que a compõe”. Ferreira et al. (2006, p. 19)
A administração pode ser exercida em qualquer tipo ou parte de empresa, e qualquer que seja a posição ou o nível de quem a exerce. Nunca foi tão essencial contar com uma equipe de administradores de capaz de trabalhar de forma integrada em várias áreas da empresa.
“A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. Montana e Charnov (2003, p. 2)
Para atingir os objetivos, a administração deve ser exercida de forma eficaz e eficiente. A eficácia está relacionada com atingir os objetivos. A eficiência compreende atingir os objetivos com a melhor utilização dos recursos, sendo eles: os