Teoria da administração
No início do século XX, marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, teve início as Teorias da Administração como área de conhecimento. A partir disso, se seguiu uma evolução crescente, acompanhando a evolução social, afinal, a organização tem como objetivo satisfazer as necessidades dos demais elementos presentes em cada sociedade.
Os estudos sobre as Teorias da Administração começaram logo após o final da Revolução Industrial, pois o crescimento ficou muito acelerado e as empresas viram-se obrigadas a procurar novos métodos de organização para manterem a competitividade de mercado, melhorando a eficiência e produtividade das empresas para poder acompanhar a grande concorrência e competição que o mercado vinha apresentando.
O engenheiro americano Frederick W Taylor apresentou os princípios da Administração Científica e o estudo da Administração como ciência, e por isso ficou conhecido como o precursor da Teoria da Administração Científica. Nessa teoria, Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, e recomendava a divisão do trabalho. Taylor tem como característica marcante de seu estudo, a busca de uma organização científica do trabalho enfatizando tempos e movimentos, assim ele tinha o objetivo de maximizar a produção com um mínimo custo. E seus princípios eram os seguintes: seleção científica do trabalhador, tempo padrão, plano de incentivo salarial, trabalho em conjunto, gerentes planejam e funcionários executam, divisão do trabalho, supervisão e ênfase na eficiência.
Taylor contribuiu muito para as empresas daquela época, já que aquele período havia sido marcado por uma grande competição internacional, onde começou a surgir muitas empresas e a concorrência também aumentou, e com os estudos de Taylor as empresas conseguiram se manter e enxergar os benefícios que a aplicação dessa teoria poderia trazer para as organizações.
Habilidade Humana na Administração
A habilidade