teoria da administração
Analise de como o mercado de Chaveiros tem sido afetado pela inflação ao custo dos fatores de produção e ao preço de venda:
O mercado de prestação de serviços e principalmente o varejo em geral foram beneficiados pela taxa de cambio valorizada, o que barateou os produtos importados, segurou a inflação de produtos acabados e de baixo valor agregado, em que pese o grande prejuízo à indústria nacional. A concorrência dos produtos chineses, derrubaram o preço da matéria prima do chaveiro (chaves brutas e ferramentas), segurando a inflação do setor.
Essas ocorrências foram essenciais para que não ocorresse uma disparada de preços dos serviços de chaveiro, pois em paralelo, houve grande aumento dos preços de aluguéis e mão de obra nesse mesmo período.
Como mencionado anteriormente, a taxa de câmbio valorizada ajudou na manutenção dos custos da matéria prima “chaves”, mas inibiu investimentos em máquinas e equipamentos para modernização dos estabelecimentos, principalmente dos equipamentos com tecnologia de ponta, como usados em veículos e motos mais modernos, pois o custo de financiamento desses equipamentos, que possuem baixo índice de nacionalização, é muito alto.
Por fim, iniciou-se há 3 anos programa do Ministério da Indústria e Comércio, em conjunto com Ministério do trabalho o programa do Empreendedor Individual, que oferecendo uma carga tributária baixa, motivou muitos dos profissionais e pequenas empresas que viviam à margem da legalidade, a se formalizar e constituir empresas. Esse movimento obviamente aumentou os custos dos pequenos chaveiros, mas em paralelo, inseriu um grande número de profissionais no mercado formal de trabalho.
Como os acontecimentos recentes (2008/2011) - a crise da economia norte americana, crise das economias da zona do euro, crescimento da participação da economia Chinesa no comercio internacional e figuração do Brasil como país emergente dos BRICs, tem influenciado o mercado de chaveiros:
Assim como o comércio em