Teoria da administração
Passo 1
Hoje em dia é grande a importância que se dá ao funcionário , por esse ser peça fundamental na empresa , e ainda mais pela sua bagagem tanto profissional como pessoal em relação a organização . Pois essa ultima (bagagem pessoal) não se adquiri facilmente e sim com tempo, é a experiência os macetes pra eficiência do trabalho em si.
A partir desse raciocínio se dá base pra espiral do conhecimento, o efeito da inovação e importância da Gestão do Conhecimento para as organizações.
Podemos imaginar a espiral do conhecimento na seguinte sequência: através da socialização, o conhecimento tácito é trocado e posteriormente convertido em explícito, através da externalização. Iniciando o processo de combinação, este novo conhecimento recém adquirido é combinado ao já existente gerando novos conhecimentos para a organização. Finalmente este novo conhecimento será internalizado e transformado em manuais, documentos, normas, etc. fazendo com que todo o processo se reinicie, através da socialização começando tudo de novo. (Alexandre Mendes)
A forma como se deve aplicar essa essência e valorização pode variar de gestor para gestor, com objetivo comum ,que seria sempre beneficiar a organização de forma motivacional para o funcionário, e lucrativa para a empresa.
Poderiam partir desse ponto , usando esses funcionários com gral de experiência elevado , pra a partir dessa característica palestrar ou orientar individualmente os demais .
Passo 2
Pesquisa feita com base na gestão do conhecimento , com finalidade entender o processo evolutivo nessa área .
Foram entrevistado dois diretores de empresas no seguimento de construção civil , mais especificamente concretos .
Como a demanda nessa área é promissora, as empresas nesse setor dispõem de muitos funcionários e o conhecimento é de grande valia.
Para determinado diretor os sistemas de gerenciamento de conhecimento tem como objetivo proporcionar habilidades que apoiem a tomada de