Teoria da administração
Manaus ∕ AM
Aluno(a)˸ Fabiana Souza do Nascimento
Assunto: A influência dos militares
Sumario
* Introdução *
* 1.1 Ética e Política * 2.0 Maquiavel: os fins justificam os meios * Conclusão * Referências bibliográficas
Introdução Este trabalho tem por finalidade mostrar a influência filosófica, para a sociedade desde os tempos antigos ate os dias atuais, que influi na política. O filósofo grego Aristóteles(384-322 a.C) afirmava que o homem e por natureza um ser social, pois, para sobreviver não pode ficar completamente isolado dos seus semelhantes.
Maquiavel justifica os fins e os meios no campo da política que ele inaugura um novo patamar de reflexão política, que procura compreender e descrever a ação política tal como ela se da realmente
1.0 A posição de Aristoteles Aristoteles elabora uma teoria política diversas da Dos sofistas e Platão.
Para determinar o que e justiça, diz ele, precisamos distinguir dois tipos de bens: e os partilháveis e os participáveis. As distributivas, referentes dos bens econômicos partilháveis e a participativa, referente ao poder político participável.
Para ser justa, a cidade não poderá reparti-los de modo igual para todos. De fato, aos que são pobres, deve doá-los, mas, aos que são ricos, deve vendê-los, de modo a conseguir fundos para aquisição de novos alimentos. Se doar a todos ou vender a todos, será injusta.
Enquanto Platão se preocupa com a educação e formação do dirigentes políticos – o governante filosofo- , Aristóteles se interessa pela qualidade das instituições políticas (assembléias , forma de coleta de impostos e tributos ,distribuição da riqueza, organização dos exércitos, etc.).
Com isso, ambos legam para as teorias políticas subseqüentes duas maneiras de conceber onde se situa a qualidade depende das virtudes do