Teoria da administração
Frederick winslow Taylor
Henri Fayol
Georges Elton Mayo
Frederick winslow taylor Na abordagem de Frederick winslow Taylor ele da ênfase as tarefas visando o resultado da produção com Planejamento e aplicação de métodos científicos eliminando então o improviso, com melhor preparo, fazendo uma seleção dos trabalhadores, com treinamento e preparação de máquinas e equipamentos. (E utilizando um Controle, uma especie de verificação do trabalho), finalizando com a Execução do trabalho (atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada).
Este metodo deu inicio ao ciclo conhecido como PDCA
Henri Fayol
Na abordagem de Henri Fayol ele da ênfase as estruturas, com um planejamento global, prevendo e visualizando o futuro e traçando um programa de ação, organizar (constituir um duplo organismo material e social da empresa).Comandar (dirigir e orientar o pessoal).Coordenar (ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos).Controlar (verificar que tudo ocorra de acordo com o estabelecido).
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
Georges Elton Mayo
Foi um dos fundadores e principais expoentes do método sociologia industrial dos Estados Unidos. Mayo chefiou uma fábrica, Western Eletric Company, esta experiência caracterizou-se como um movimento de resposta contrária à Abordagem Clássica da Administração, considerada pelos trabalhadores e sindicatos como uma forma elegante de explorar o trabalho dos