teoria da administracao
ANA CLECIA OLIVEIRA MOURA – RA 7941714162
ANDERSON SOUZA – RA 7939698402
NEDILSON ROSÁRIO – RA 448306
RONDINELE SANTOS BISPO – RA 8111718897
ZARHENA MOURA – RA 7941713941
PORTO SEGURO-BA
NOVEMBRO/2013
CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Em razão da mudança na vida cultural da sociedade segundo LUCKMAN, aos novos símbolos são passiveis de cristalização segundo o método de objetivação, sedimentação e ampliação do conhecimento. Esses processos de cristalização levam a um acervo de produtos teóricos que, porem, não perde suas raízes no mundo humano de tal sorte que os universos simbólicos se definem como “produtos sociais que tem uma historia”. Desse modo, se quisermos entender o significado desses produtos temos de entender a historia da sua produção, em termos de objetivação, sedimentação e acumulação do conhecimento. A função nominal do universo simbólico é que, põe cada coisa em seu lugar certo, permitindo ao individuo retornar à realidade da vida cotidiana.
A analise dos processos de legitimação por BERGER e LUCKMANN tem em conta que, nas objetivações em que as teorias são observadas, surge à questão de saber “até que ponto uma ordem institucional, ou alguma parte dela é apreendida como uma particularidade não humana”, que essa” é a questão da retificação da realidade social”.
Entendemos que, a retificação é uma variante das consciências, sendo que, mesmo apreendendo o mundo em termos reificados, o homem insiste a produzi-lo em contrarição, pois o mesmo é capaz de produzir uma realidade que o nega.
O que é Cultura:
Segundo o dicionário Aurélio Cultura é o conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura, conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística, aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. Uma dos principais aspectos do homem é a