Teoria da adm
3ª ETAPA
ÊNFASE NA TECNOLOGIA E ÊNFASE NO AMBIENTE
Teoria de sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy entre 1950 e 1968. A teoria começou a ser cultivada na administração em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (Cientificas e relações humanas, estruturalista e comportamental originárias das ciências sociais) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.
A teoria de sistema permite reconceituar os fenômenos em uma abordagem integral, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são na maioria das vezes de natureza completamente diferentes.
Teoria matemática é utilizada para fins de estudo. Faz parte da abordagem sistêmica da administração, juntamente com a teoria de sistemas e a cibernética. A teoria da matemática preocupa-se em arquitetar modelos matemáticos apropriados para simular circunstâncias reais na empresa.
Teoria da tecnologia da informação é a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados de forma a gerar informações para tomada decisão.
O (TI) proporciona as ferramentas para permitir que todo o pessoal na organização resolva problemas cada vez mais complexos e a sobrevivência da organização.
Teoria da contingencia destaca que não há nada de absoluto nas organizações, tudo é relativo. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente a as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A teoria contingencial surgiu depois varias pesquisas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Esses estudos serviram para compreender e esclarecer o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições que variam