teoria da adm
2organizacao significa o ato de organizar ,estruturar,integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles
3divisao do trabalho especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência e a produtividade
4autoridade e responsabilidade autoridade é direito de dar ordens e esperar obediência responsabilidade é uma consequência natural da autoridade
5disciplina necessidade de estabelecer normas de conduta e trabalho, valida para todos
CEITO DE ADMINISTRAÇÃO, segundo Fayol:
Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar
Prever – Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.
Organizar – Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
Comandar – Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
Coordenar – Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
Controlar – Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.
Tanto o diretor, o gerente, o chefe, como o supervisor - cada qual em seu respectivo nível - desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.
A função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre os níveis hierárquicos. Na medida em que se desce na escala hierárquica, mais